Capa de O Corpo — Um Guia para Ocupantes, de Bill Bryson
Estes 14 factos vão ajudá-lo nas conversas de circunstância.

Por Paulo Ferreira.

Sabia que há uma doença que afeta o olfato permitindo apenas que tudo o que se cheira tenha o odor a fezes? Esta e outras curiosidades para ler aqui.

1. O corpo é nosso amigo e protege-nos muito. Estatisticamente, cinco em cada seis fumadores não terão cancro do pulmão. Todos os dias há células que se tornam cancerígenas mas o nossos sistema imunitário trata do assunto. O recorde registado para o ser humano com maior longevidade é  Jeanne Louise Calment com 122 anos e 164 dias.

2.  A superfície externa da epiderme são células mortas. «Dá que pensar, que tudo o que nos torna belos está morto.»

3. O racismo é estúpido. Já se sabia e não precisávamos deste livro para o saber. Mas nunca é demais reforçar que a cor da nossa pele não nos determina e não é mais do que uma reação à luz do Sol.

4. Os nossos pelos crescem um terço de milímetro por dia.  E já agora fique a saber que «cada um de nós produz cerca de oito metros de cabelo ao longo da vida, mas como todos os pelos acabam por cair, mais cedo ou mais tarde, nenhum fio pode ser mais longo do que um metro.»

5. Um beijo não é mais do que um festim de bactérias, ocorrendo uma «transferência de até mil milhões de bactérias  de uma boca para a outra».

6. 75% a 80% do cérebro é feito de água e corresponde a 2% do nosso peso. O que não o impede de ser um notável mecanismo de armazenamento de informação: «um pedacinho de córtex com um milímetro cúbico de tamanho mais ou menos o tamanho de um grão de areia pode conter 2000 terabytes  de informação», suficiente para armazenar todos os filmes alguma vez feitos, incluindo os trailers.

7. Há quem sofra de cacosmia, isto é, tudo o que cheira tem o odor… de fezes.

8. O coração bate cerca de 100 mil vezes por dia. O que, contas feitas, pode significar umas 3,5 mil milhões de vezes ao longo da vida.

9. Frederico, o Grande, da Prússia, que seria pessoa atacada pelos nervos, costumava ser «sangrado antes da batalha» para se acalmar.

10. O homem mais alto de sempre tinha 2,70 metros e calçava o tamanho 100.

11. 400 calorias é quanto o nosso coração, cérebro e rins queimam diariamente.

12. Inspiramos e expiramos diariamente cerca de 20 mil vezes.

13. Proust, o grande hipocondríaco, «sofria de insónias, indigestão, dores nas costas, dores de cabeça, fadiga, tonturas e um tédio existencial esmagador». E de asma.

14. A dor está associada ao comportamento do nosso cérebro — ele é capaz de aumentá-la ou atenuá-la. «Um caso famoso aconteceu na Batalha de Aspern-Essling, durante as guerras Napoleónicas, quando o coronel austríaco, a orientar as operações de cima do seu cavalo, foi informado pelo seu ajudante de campo que a perna direita lhe tinha sido arrancada por um tiro. “Donnerwetter, e foi mesmo”, respondeu o coronel fleumaticamente, e continuou a lutar.»

Bill Bryson, O Corpo — Um Guia para Ocupantes, Bertrand Editora.

Se quiser conhecer outros artigos do euleioemcasa.pt, subscreva a nossa newsletter. Não se preocupe. Não o vamos maçar todos os dias.