4 livros infantis sobre a relação entre irmãos
4 livros sobre irmãos para o público mais novo.

Por Leonor Rodrigues.

Ter um irmão é uma parte importante da vida de uma criança. Quer se seja um irmão mais novo, um irmão mais velho ou um irmão do meio, ter irmãos é um processo complexo de aprendizagem e adaptação ao outro. Uma lição duradoura na arte da partilha, da convivência, do amor fraterno e, claro, da paciência para aturar as patetices alheias. Aqui ficam as nossas sugestões de 4 livros infantis sobre a relação entre irmãos.

A Minha Mãe Tem o Sol na Barriga, de Ana Stilwell (texto) e Madalena Moniz (ilustração)

A mãe de uma menina tem o Sol na barriga. Apesar de gostar do Sol e de brincar à beira dele, esta menina também se confronta com o facto de, por vezes, o Sol ser demasiado quente e queimar. Arranja, então, uma nuvem que leva consigo para todo o lado, para se proteger do calor do Sol. Uma jornada para aprender a partilhar a atenção dos pais e para preparar a habituação à vida com um irmão. Porque, como esta menina acaba por se aperceber, o Sol pode queimar, mas, sobretudo, aquece.

Na Barriga da Minha Mãe, de Jo Witek (texto) e Christine Roussey (ilustração)

Uma menina está à espera de um irmão e acompanha o seu desenvolvimento na barriga da mãe. Através das magníficas ilustrações de Christine Roussey, conseguimos acompanhar o crescimento da barriga, que ocupa cada vez mais espaço, o entusiasmo desta menina e, levantando as abas existentes em cada página, ver as brincadeiras a que se dedica o bebé no útero. O livro, que tem uma visão mais idílica do processo de acolher um novo irmão, termina com esta menina a regozijar-se com o nascimento do seu novo companheiro de aventuras.

O Que Aconteceu à Minha Irmã?, de Simona Ciraolo

Simona Ciraolo foca-se num outro aspeto importante da relação entre os irmãos, o crescimento, numa história em que uma menina não consegue perceber o que aconteceu à sua irmã mais velha. Por que é que já não gosta das coisas de antes? Por que é que já quase nunca tem tempo para brincar com ela? Uma viagem para perceber como a irmã e ela própria são pessoas em constante transformação e sobre como manter os laços que nos unem ao longo dos anos, com ilustrações que acrescentam um subtexto complexo à história.

Mana, de Joana Estrela

Um livro em que o texto e a ilustração são igualmente importantes e complementos um do outro. Uma irmã mais velha queixa-se da sua irmã mais nova, do facto de estar constantemente a brincar com os seus brinquedos, a riscar os seus livros e a ser, vá, uma chata, de quem, contudo, não consegue deixar de gostar. Um sentimento com o qual todos os irmãos mais velhos, seguramente, simpatizarão. Fechamos este artigo com uma citação deste livro que achamos que resume muito bem a dinâmica existente entre irmãos: «“irmãos” não é o mesmo que “amigos”. Não é pior nem melhor, é diferente.».

Que outros livros recomenda sobre este tema? Diga-nos nos comentários.

***

Se quiser conhecer outros artigos do euleioemcasa.pt, subscreva a nossa newsletter. Não se preocupe. Não o vamos maçar todos os dias.