5 livros sobre a amizade
Venha descobrir 5 livros que retratam a amizade.

Por Leonor Rodrigues.

A amizade, como o amor, como o bem e o mal, é um dos temas a que mais se recorre na literatura. Amizades profundas e supérfluas, amizades duradouras ou fugazes, na infância ou na idade adulta, livros incontáveis descrevem incontáveis formas de se ser, não ser, tornar ou deixar de ser amigo de alguém. Aqui ficam 5 das nossas escolhas sobre o tema.

Os Interessantes, de Meg Wolitzer

She recognized that that is how friendships begin: one person reveals a moment of strangeness, and the other person decides just to listen and not exploit it.

Em Os Interessantes, acompanhamos um grupo de amigos, Jules, Jonah, Ethan e Ash, que se conhecem na adolescência num campo de férias e cuja amizade se estende ao longo de décadas. A autora explora de que forma as amizades se alteram e mutam ao longo do tempo, o papel da inveja, da ambição, do amor e do próprio correr da vida na ligação que temos uns com os outros. E como é difícil manter, na idade adulta, as amizades que tínhamos quando éramos jovens.

Swing Time, de Zadie Smith

There is no case I can make that will change the fact that I was her only witness, the only person who knows all that she has in her, all that’s been ignored and wasted, and yet I still left her back there, in the ranks of the unwitnessed, where you have to scream to be heard.

Swing Time narra a história de duas amigas (a narradora, não identificada, e Tracey) que se conhecem numa aula de dança no seu bairro. De personalidades opostas, a primeira aplicada e tímida, a outra talentosa, rebelde e confiante, acabam por se afastar quando chegam à idade adulta. Como Meg Wolitzer, Zadie Smith reflete sobre as mudanças na amizade que acontecem com o crescimento e no papel que os amigos continuam a ter mesmo quando estão longe.

Conversas entre Amigos, de Sally Rooney

You can love more than one person, she said. That’s arguable. Why is it any different from having more than one friend? You’re friends with me and you also have other friends, does that mean you don’t really value me? I don’t have other friends, I said.

Com Conversas entre Amigos, Sally Rooney tece uma teia intrincada de amizades, desde amizades duradouras, que vêm da infância, a amizades efémeras, condenadas à partida a desaparecer com o tempo. O principal foco são Frances e Bobbi, também elas com personalidades opostas, amigas de infância e ex-namoradas que se afastam, volta e meia, uma da outra, pelos arrufos e zangas por que todas as amizades passam, apenas para a retomarem mais tarde, como se nada tivesse acontecido.

Ponte para Terabithia, de Katherine Paterson

She had tricked him. She had made him leave his old self behind and come into her world, and then before he was really at home in it but too late to go back, she had left him stranded there–like an astronaut wandering about on the moon. Alone.

Ponte para Terabithia, clássico da literatura juvenil, centra-se na amizade entre Jesse e Leslie. Juntos, fazem nascer uma amizade e um reino mágico inventado que é o palco das suas aventuras. Leslie, aventureira, ajuda Jesse a viver uma vida mais dinâmica, mais divertida e a abrir os seus horizontes. Este é um livro pungente sobre a amizade, mas também, e inesperadamente, sobre como pode o mundo voltar a fazer sentido depois de uma perda repentina e inimaginável.

A Cidade das Mulheres, de Elizabeth Gilbert

There were more women, too, who came and went out of my life. Sometimes Marjorie and I would lose a friend to marriage; other times we would gain a friend after a divorce. Sometimes a woman would move out of the city, sometimes she would move back. The tides of life came in and out. The circles of friendship grew, then shrank, then grew again.

Em A Cidade das Mulheres, Vivian Morris, uma rapariga que viveu uma juventude privilegiada e anseia por se libertar, chega a Nova Iorque para viver com a sua tia no Lily Playhouse, um teatro de variedades. Ao longo dos anos, da juventude à velhice, vive uma série de amizades intensas, das mais efémeras às mais duradouras, das que fazem sentido apenas num momento muito específico da nossa vida às que ficam para sempre connosco.

Gostou da nossa lista? Diga-nos nos comentários quais os seus livros preferidos sobre a amizade.

***

Se quiser conhecer outros artigos do euleioemcasa.pt, subscreva a nossa newsletter. Não se preocupe. Não o vamos maçar todos os dias.