Livros para a quarentena #3, por Nélson Nunes
Uma lista de quatro livros sugerida por Nelson Nunes.

What Does This Button Do?, Bruce Dickinson

Escritor, historiador, ex-esgrimista federado, piloto de aviação comercial e, nos tempos livres, vocalista de uma das maiores bandas de heavy metal da História. Bruce Dickinson é um polímata subvalorizado. No currículo, carrega dezenas de discos dos Iron Maiden, já para não falar dos milhares de concertos que já deu em toda a vida. Nesta autobiografia fascinante, descobrimos pérolas deliciosas sobre um percurso invejável como frontman dos Iron Maiden. What Does This Button Do? está traduzido para português pela Publicações a Ferro e Aço. 

O Homem que Não Conseguia Parar, David Adam

É assaz vulgar lançarmos a piada de termos um distúrbio obsessivo-compulsivo, embora nem sempre tenhamos consciência do que implicaria viver com uma condição dessa índole. O Homem Que Não Conseguia Parar é dos melhores livros que já li, mas também um dos mais angustiantes. David Adam passou vinte anos praticamente incapaz de controlar impulsos obsessivos e pensamentos perigosos. Esta é a história da sua vida, numa mistura entre vivência pessoal e ciência. É uma edição da Temas e Debates.

Como Tornar-se Doente Mental, J. L. Pio Abreu

Já que estamos numa de perturbações mentais, porque não sugerir o extraordinário Como Tornar-se Doente Mental, no qual são exploradas as maleitas mentais que podem assolar muitos de nós mas que ainda carecem de um diagnóstico? Talvez não seja o livro ideal para hipocondríacos ou paranóicos em geral, mas é uma boa leitura para os curiosos sobre condições de saúde mental que afectam tantos de nós. Este livro de J. L. Pio Abreu é da Dom Quixote. 

A Sexta Extinção, Elizabeth Kolbert

Vivemos tempos conturbados e a comunidade científica alerta com frequência para a grande possibilidade de virmos a enfrentar, em breve, a sexta extinção em larga escala no nosso planeta. Pior: ao contrário do que aconteceu nas outras cinco, quando ainda não existia humanidade, desta vez nós podemos ser os catalisadores dessa extinção em massa. Elizabeth Kolbert dá-nos um retrato aterrador sobre a possibilidade de sermos os responsáveis pela nossa própria extinção, mas também nos oferece pistas valiosas para a evitarmos. A Sexta Extinção é uma edição da Vogais.

O autor

Nelson Nunes é escritor. Autor de livros como Preciosa (Planeta, 2019), Quem Vamos Queimar Hoje? (Vogais e Companhia, 2018), Isto Não é Um Livro de Receitas (Vogais e Companhia, 2017), Com o Humor Não se Brinca (Vogais e Companhia, 2016) e Quando a Bola Não Entra (Ideia-Fixa, 2015), começou pelo jornalismo na revista Focus, tendo passado pela investigação académica na Universidade Católica Portuguesa e pela assessoria de imprensa no Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Hoje é criativo na agência de storytelling True Stories.

***

Se quiser conhecer outros artigos do euleioemcasa.pt, subscreva a nossa newsletter. Não se preocupe. Não o vamos maçar todos os dias.