Inscrições abertas para a nova Masterclass «Fundamentos da Ficção», por João Tordo.

Afinal quais os fundamentos da ficção? O escritor João Tordo propõe percorrer vários caminhos nos perfis das narrativas de escritores, dando exemplos, numa Masterclass única, que não pode perder. 

Se sempre desejou aprofundar um pouco mais as razões que levaram os autores a escrever, procurando encontrar as relações e influências nas suas obras, aspetos emocionais que marcaram o caminho das suas histórias e os seus estilos, então esta é a aula perfeita para assistir.

Com uma carreira recheada de romances e prémios, de entre os quais se destaca o Prémio José Saramago,  João Tordo vai ministrar esta aula numa linguagem acessível ao público.

Esta Masterclass tem a duração de duas horas e o pack Premium inclui o romance O Ano Sabático, do autor.

Inscreva-se já!

Tudo o que precisa de saber sobre a Masterclass

De Aristóteles a Saramago, de Woolf a Atwood, os grandes ficcionistas e pensadores da narrativa olharam para a ficção como um ofício. Afinal, o que é uma narrativa? Como se constrói, como se estrutura e quais os seus alicerces? Porque é que precisamos de histórias, e de que maneira é que elas nos seduzem? O que se pode aprender? Como se une arte e técnica? Nesta Masterclass, João Tordo aborda a narrativa do ponto de vista do escritor – o ponto de vista emocional, através de exemplos das suas leituras e livros e partindo da premissa das suas aulas presenciais: “Ler como um escritor e escrever como um leitor”.

Programa

Esta Masterclass é composta por 1 sessão de 2 horas. 

Método de Ensino

Online, através da plataforma Zoom.

Idioma

A Masterclass será ministrada em Português (de Portugal).

Quando

A Masterclass é no dia 28 de setembro de 2020.

A sessão é segunda-feira. 

Com início às 18.30 e final às 20.30, horário de Lisboa (entre as 14.30 e as 16.30 no horário de Brasília).

Como

Em regime de e-learning: ministrada à distância, usando a plataforma Zoom

Inscrição

Já estão abertas as inscrições, clique aqui para preencher o formulário. 

A fase de inscrição termina no dia 25 de setembro às 18.00, horário de Lisboa (14.00 no horário de Brasília).

Valor da Masterclass

A Masterclass apresenta duas tipologias:

  • Standard (Masterclass de 2 horas): 20 €
  • Premium (Masterclass de 2 horas + Livro O Ano Sabático*): 35 €

Vantagem extra com a inscrição noutra Masterclass:

* Portes gratuitos para Portugal. Para fora de Portugal: valor do envio a definir consoante o destino.

** Esta campanha é única e não acumula com outros descontos.

O livro O Ano Sabático

O que significa ser único? Qual é a marca da nossa identidade?

Após anos de vida desregrada no Quebeque, Hugo, um contrabaixista em crise de inspiração, regressa a Lisboa. Vê o regresso como um ano sabático, em que encontrará consolo junto da família e poderá talvez terminar, por fim, uma melodia que não lhe sai da cabeça.

Numa noite em Lisboa, assiste a um concerto de Luís Stockman. Nessa precisa noite, a esperança de encontrar o equilíbrio cai por terra. O pianista no palco é igual a si – no rosto, nos gestos. E nessa noite estreia ao piano um tema que Hugo conhece muito bem: é a melodia que anda há anos a tentar escrever. A semelhança entre os dois músicos é tal que, de um momento para o outro, começam a confundi-lo com o pianista, e a sua própria mãe lança a dúvida. Quem é ele, afinal, se há um outro igual a si, o espelho invertido do seu fracasso?

Hugo mergulha num labirinto de memórias e contradições, procurando o seu duplo, perseguindo a verdade, tão fugidia quanto o que julgava ser a sua essência. É a um amigo do pianista, narrador do livro, que cabe desmontar os acontecimentos e repor a verdade sobre as vidas dos dois músicos, sobrepostas como num espelho.

Inspirando-se numa história verdadeira – a sua própria – e em clássicos como O Duplo de Dostoiévski, O Retrato de Dorian Gray ou mesmo O Homem Duplicado, de José Saramago, João Tordo constrói uma narrativa vertiginosa, onde a verdade escapa ao leitor a cada página.

Se quiser conhecer outros artigos do euleioemcasa.pt, subscreva a nossa newsletter. Não se preocupe. Não o vamos maçar todos os dias.