Tête-à-tête Literário, com Livraria D'Outro Tempo
Uma entrevista à Livraria D'Outro Tempo.

Situada no centro histórico de Torres Novas, a Livraria D’Outro Tempo é um alfarrabista de referência. Adelino Pires, dono da D’Outro Tempo, abraça a distância com a ajuda das novas tecnologias sem perder a identidade porque os novos tempos a isso obrigam. 

Como tem sido a adaptação da Livraria D’Outro Tempo a esta nova realidade?

Mais monge que missionário, não me tem sido difícil a adaptação. Aliás, há precisamente um ano escrevia “isto” na minha página de facebook: “… Sente-se o cheiro a ausência. As escolas, fechadas, esvaziam o resto do burgo. As lojas, abertas, encerram o vazio que as habita. Sempre os mesmos. Sempre o mesmo. Talvez a areia e o mar e o sol e o sal se não queixem. Talvez o Chiado, outros ares, outros mares, talvez. Por aqui, sempre o mesmo. Talvez menos. Muito menos….

Que projetos e campanhas estão a preparar para o futuro?

Sou alfarrabista quando posso e escrevinhador quando penso. Agora sim, vou remodelar o site. Agora sim, vou responder a todos os mails que recebo (como estou a fazer consigo, depressa, o mais depressa possível). Agora sim, apanhei o comboio da RELI. Serei uma carruagem. Não locomotiva. Deixo isso para os mais novos, mais afoitos, os mais mais…

A livraria tem um papel social. É altura para se pensar que papel é este e como pode ser protegido? De que formas?

Agora sim, pode ser que alguém olhe para um pardal de telhado e perceba que se pode pousar onde nos apetece.

Que 3 livros à venda na vossa livraria recomendariam?

E agora sim. Posso sugerir que leiam Desencanto de Guilherme de Faria (1ª edição, 1929); Marco Aurélio – Pensamentos, selecção, Tradução e Prefácios de António Sérgio (Edições Ática, 1947); ou Páscoa Feliz de José Rodrigues Miguéis) 2ª edição da Estudios Cor, de 1958, publicada 26 anos após a 1ª, com uma nota do autor no final, à laia de posfácio.

A Livraria D’Outro Tempo está de portas encerradas. No entanto, o seu autor mantém o site em atividade. Aqui é possível receber recomendações, consultar as estantes virtuais e saber preços de obras. O contato pode ser feito pelo email doutrotempo@gmail.com e pelos telefones 919 690 634 ou 249 094 934.

Se quiser conhecer outros artigos do euleioemcasa.pt, subscreva a nossa newsletter. Não se preocupe. Não o vamos maçar todos os dias.