O Negócio Editorial Explicado aos Autores
Workhop Esgotado.

O workshop esgotou. Subscreva à nossa newsletter e fique a par de todas as novidades.

workshop «O negócio editorial explicado aos autores», de Paulo Ferreira e Leonor Rodrigues, vai ter a sua primeira edição, em formato online, e já está com inscrições abertas. Junte-se a nós do conforto da sua casa.

workshop «O negócio editorial explicado aos autores» tem por objetivo dar a conhecer a autores com originais na gaveta, ou com planos para vir a desenvolver projetos editoriais, as linhas de força do mercado e seus protagonistas. O que se publica e onde se publica? O que procuram os editores? O que podemos esperar de um editor? Os contratos de edição. A necessidade de promoção e distribuição. O processo de execução de um livro.

Numa abordagem teórica, mas com diversos casos de estudo, sem deixar de lado o espaço de perguntas e respostas, o curso em regime online pretende munir os formandos das ferramentas necessárias para melhor compreenderem o mercado em que desejam ter o seu livro publicado.

Os formadores

Paulo Ferreira é licenciado em Relações Internacionais no ISCSP (Pós-graduação na UCP). Ex-publicitário (BBDO, Caetsu). Professor (Universidade Lusófona, Aveiro). Orador (Espanha, Letónia, México, Colômbia, Polónia, EAU, Cabo Verde) e Autor (ficçãonão-ficção). Fundador da Booktailors (da agência literária Bookoffice, Bookcamp). Diretor de produção (Feira de Bogotá, Guadalajara). Programador (Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, LeV — Literatura em Viagem, Feira do Livro de Lisboa, Braga, Aveiro, Funchal, Faro, Tinto no Branco — Festival Literário de Viseu). Empreendedor (Festival Literário da Madeira, planos municipais de leitura). Diretor geral da unidade de negócio The Book Company. Administrador do Grupo 20|20 (e da biblioteca lá de casa).

Leonor Rodrigues é licenciada em Línguas e Estudos Editoriais e Mestre em Estudos Editoriais com a nota máxima (Universidade de Aveiro). Deixou a rua onde cresceu (o Caminho do Cavalinho Morto) para se juntar à The Book Company. Consultora executiva e responsável pela agência literária Bookoffice. Gryffindor. Continua a gostar muito de ler (de tudo um pouco), de música (metaleira camuflada), e de filmes e televisão (incluindo comédias românticas e alguma trash TV). Adora passear (e tenta — e falha — não tropeçar pelo caminho).

Blocos programáticos

  1. Enquadramento: Tipologias de publicação. As editoras.
  2. O quê? Linhas editoriais e prioridades de edição.
  3. Como? Fazer um livro. O escritor do século XXI. O CDA.
  4. Onde? O mercado editorial português.
  5. O capítulo seguinte: A internacionalização
  6. E mais? Esclarecimentos e FAQs.

Data e Duração

5 horas de conteúdo programático + 1 hora de perguntas e respostas, nos dias 23, 26 e 30 de junho, com início às 18.30 e final às 20.30, horário de Portugal continental (entre as 14.30 e as 16.30 no horário de Brasília). 

A subscrição do Pack Premium prevê uma sessão adicional de 30 minutos de perguntas e respostas em regime de exclusividade e em data e hora a combinar entre formadores e formando.

Método de formação

Em regime de e-learning — ensino à distância usando a plataforma Zoom.

Idioma

O workshop será dado em Português (de Portugal).

Inscrições

Abertas até dia 22 de junho, às 18.00, horário de Portugal continental (14.00 no horário de Brasília).

O workshop esgotou. Subscreva à nossa newsletter e fique a par de todas as novidades.

Packs disponíveis


PremiumStandard
Workshop 5 horasXX
Q&A 60 minutosXX
Pack Livros “Protagonistas de Edição”*X
Sessão exclusiva de 30 minutosX
Early Bird (Até dia 9 de junho)30 € 
Alumni (antigos alunos)10 % desconto10 % desconto
PVP normal65 €45 €

* Portes gratuitos para Portugal. Para fora de Portugal valor do envio a definir consoante o destino.

Facilidades de pagamento:

  • Early bird Standard: 15 € na data de inscrição + 15 € no início do curso.
  • Pack Premium: 30 € na data de inscrição + 35 € no início do curso.

A coleção Protagonistas da Edição

Protagonistas da Edição

O primeiro livro da coleção «Protagonistas da Edição» é Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses. Numa entrevista conduzida por Sara Figueiredo Costa, Fernando Guedes, decano da edição portuguesa e fundador da Editorial Verbo, fala do seu percurso pessoal e profissional e deixa um testemunho importante sobre a evolução da área da edição em Portugal ao longo das últimas décadas.

Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem é o resultado de uma série de entrevistas feitas pela jornalista Sara Figueiredo Costa a Carlos da Veiga Ferreira, editor que deu rosto à Teorema durante décadas e que criou em 2011 a Teodolito.

Se quiser conhecer outros artigos do euleioemcasa.pt, subscreva a nossa newsletter. Não se preocupe. Não o vamos maçar todos os dias.